Torneio Lopes da Silva 2020 em andamento

O Estádio Municipal Cunha Rivara, em Arraiolos, recebeu esta segunda-feira, 11 de fevereiro, o primeiro treino de observação da seleção Sub-13 – Zona Sul, com vista à preparação para o Torneio Lopes da Silva em 2020.
Participaram nesta primeira sessão de treino, sob a orientação dos técnicos João Paulo Fialho e Pedro Batista, os jogadores Francisco Rosado, Miguel Lourenço, Luís Vieira, José Piteira, Gonçalo Geadas, Tiago Rainha, Luís Chaveiro (Associação Lusitano 1911); André Kambur (Casa do Povo de Lavre); Gonçalo Costa (GDR Afeiteira); Miguel Falé (Sporting de Viana); Diogo Calção, Tomé Minhoca, António Ferreira, André Arraiolos, Rodrigo Carvoeiro e João Delgado (União de Montemor); Miguel Azurara, Rodrigo Oliveira, Ricardo Espada, Eduardo Meme e Santiago Carreira (Associação Estrela de Vendas Novas 1920); Ricardo Neves, Rodrigo Santos, João Simões, Alexandre São Pedro, Miguel Silva, Tomás Rato, Gonçalo Marques, Leandro Ferro e Bernardo Farinha (GDR Canaviais).
O Técnico João Paulo Fialho falou sobre o trabalho que está a ser realizado com esta seleção: “Preparamos sempre a nossa participação no importante Torneio Lopes da Silva – Sub 14 com um ano de antecedência. Este é o pontapé de saída da futura Seleção Sub-14 da Associação de Futebol de Évora que no próximo ano vai estar a representar o nosso distrito nesse conceituado torneio neste escalão. Com estas observações ficamos com uma avaliação base dos atletas que irão ser acompanhados a partir daqui, pois a partir de hoje são «jogadores AFE» e vão estar sistematicamente sob o escrutínio da equipa técnica desta Associação. Este foi também o seu primeiro contacto com o futebol de 11 e por isso queremos perceber como eles se adaptam a esta nova realidade. O porquê destas observações já? Porque na próxima época estes jogadores, que hoje jogam com assiduidade nos seus clubes, vão subir de escalão e alguns deles poderão não jogar tanto por se tratarem de jogadores de primeiro ano, por isso a alteração da regra das substituições no escalão de iniciados que agora são volantes, ou seja, os jogadores podem entrar e sair quantas vezes o treinador entender, pelo que é importantes vê-los agora e fazer o seu acompanhamento esta época no segundo ano de infantis e na próxima no primeiro ano de iniciados. Digamos que destes cerca de 50 jogadores vai sair o grupo final para o Lopes da Silva em 2020 e mais um ou outro que venha a aparecer. Todos os anos temos uma ou duas boas surpresas que aparecem fora do primeiro grupo de observação”, referiu.
O Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, e o Diretor Técnico, Jorge Vicente, acompanharam mais um treino das seleções distritais.
Os grupos das Zonas Norte e Sul realizarão nesta fase mais dois treinos de observação e um torneio quadrangular.
São os primeiros passos da futura Seleção Distrital Sub-14 que em 2020 representará a Associação de Futebol de Évora no Torneio Lopes da Silva.