Futebol de Valores

O Futebol não é só competição. A competição é importante e é a alma de um jogo, seja ele qualquer for, mas é apenas uma pequena parte do verdadeiro significado que tem na formação dos nossos homens e mulheres de amanhã.
O Futebol, como qualquer outra modalidade ou atividade desportiva, é muito mais que competição, que ganhar ou perder.
Futebol é desporto, saúde, valores, princípios, respeito, convívio, solidariedade, crescimento, educação.
As equipas de iniciados do Atlético de Reguengos e do G.D. Portel são um bom exemplo de como se pode competir e fazer sorrir o Futebol, respeitando-o, dar-lhe a verdadeira dimensão que deve ter numa comunidade e na sociedade.
As duas equipas, de concelhos diferentes, confraternizaram após os jogos realizados nos dois campos.
Os treinadores Paulo Simão (Atlético de Reguengos) e Emanuel Mendes (G.D. Portel), foram os impulsionadores desta iniciativa.
É nos chamados escalões de formação, desde os mais pequeninos até à idade adulta, que as nossas crianças e jovens devem ser ensinadas e educadas a estar no desporto, no futebol e na vida.
Segundo os dois treinadores, “outros convites já foram feitos a outras equipas, uma vez que é importante promover o convívio entre os jovens atletas depois dos jogos, envolvendo-os num espírito de convívio, respeito e desportivismo para com os seus adversários, que não são mais que colegas e amigos. Dentro de campo queremos fazer o nosso melhor e, se for possível, ganhar, mas com respeito e valores, dos quais não abdicamos. Como treinadores e formadores temos essa obrigação e esse dever para com os nossos jovens e os seus encarregados de educação”.
O resultado dos jogos? Há imagens que valem mais que mil palavras.
O Futebol nunca pode ser um drama e um jogo nunca pode ser de vida ou de morte.
Parabéns aos atletas das equipas de iniciados do Atlético de Reguengos e do Grupo Desportivo de Portel e aos seus treinadores, Paulo Simão e Emanuel Mendes, respetivamente, pelo fantástico exemplo.
Desafiamos outros clubes, treinadores, dirigentes e pais a enviarem-nos fotos, vídeos e informação sobre este tipo de iniciativas que promovam o fair-play.
A Associação de Futebol de Évora divulgará nos seus meios de comunicação todas as iniciativas levadas a cabo neste âmbito, porque também no fair-play o futebol e o futsal distrital eborense é um exemplo, pelo excelente trabalho realizado nos nossos clubes e pelo futuro dos nossos jovens e atletas.

 

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *